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Recife, 25/04/2018

Muito além da alfabetização: a importância do contato com a literatura na infância


Leitura de textos literários na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental permite a projeção de situações e a apreciação da arte


 


Ampliar o vocabulário, trabalhar sentimentos e alfabetizar são alguns dos objetivos geralmente ligados à leitura de textos literários na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. O contato com a literatura na infância tem, porém, um papel muito mais amplo, que não está ligado somente à busca desses resultados: é através dele que a criança pode se colocar em diferentes papéis e aprender, desde cedo, a apreciar a arte.


Outro aspecto importante do contato com a literatura diz respeito à possibilidade de projetar situações: ao ouvir ou ler uma história, a criança pode se colocar no lugar dos personagens, assumindo diferentes papéis. Trata-se de algo semelhante ao que ocorre nas brincadeiras de ‘faz de conta’. “Por meio desse jogo simbólico, as crianças vivem as personagens. Viver significa assumir aqueles traços de personalidade, aquela atitude. Elas tomam partido quando ouvem a história, e é frequente ouvi-las dizendo que são determinado personagem, por se identificarem”, afirma Eloisa Ponzio, coordenadora pedagógica da Escola Vera Cruz.


Essa capacidade de se colocar em situações diferentes durante a leitura se estende à vida adulta – e faz parte da nossa formação, como destaca Eloisa. “A literatura nos ajuda, do ponto de vista do humano, a nos constituir. Todo tipo de narrativa oferece uma verdadeira viagem.”


 


Alfabetização


Se a alfabetização não precisa ser o foco do trabalho com a literatura, é bem verdade que é beneficiada por ele. Hoje, muitas escolas enxergam esse processo como algo natural, que começa a partir do momento em que a criança tem contato com a linguagem. “Deixamos a alfabetização acontecer de forma espontânea. Incitando o imaginário com a literatura, isso provoca perguntas, os alunos buscam respostas. Isso leva naturalmente para o processo de alfabetização”, diz Mônica Mazzo, do AB Sabin.


Para Andréa Luize, do Instituto Vera Cruz, a antecipação da meta de alfabetização para o 2º ano, instituída pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pode preocupar pela possibilidade de as escolas passarem a priorizar aspectos instrumentais no trabalho com a literatura. “Isso pode acontecer sobretudo em escolas que fazem um trabalho mais tradicional, com cópia, ditado”, avalia. “É a alfabetização de um jeito ruim, em que se lê o texto literário para trabalhar as sílabas, por exemplo. Desconfigura o próprio texto.”


 


Fonte: http://www.revistaeducacao.com.br/muito-alem-da-alfabetizacao-importancia-do-contato-com-literatura-na-infancia/

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