Notícias

Notícias Anteriores
Recife, 08/07/2016

Ler para os filhos melhora vocabulário e estimula interação com os pais


Pesquisa aponta melhorias cognitivas e emocionais para crianças que participaram do experimento


Mais do que uma atividade tradicional em família, momentos compartilhados de leitura são benéficos tanto para as crianças que escutam a leitura dos pais quanto para o fortalecimento da relação entre eles. Estudo da Universidade de Nova York, em colaboração com o IDados e o Instituto Alfa e Beto confirmou evolução como aumento de vocabulário e do estímulo fonológico, importante para a alfabetização.


Além dos resultados para o desenvolvimento das crianças, o estudo observou uma melhora na interação entre as famílias. Houve redução da punição física e aumento de 25% de crianças sem problemas de comportamento entre os participantes do estudo.


“Quando pais e mães leem com os filhos, proporcionam uma interação de qualidade, que aumenta o engajamento familiar”, explicou o professor da Universidade de Nova York, Alan Mendelsohn, condutor do estudo juntamente com a pesquisadora da mesma instituição, Adriana Weisleder.


O estudo


A pesquisa foi realizada em Boa Vista,  Roraima, com 1.250 famílias com crianças de 1 a 4 anos de baixa renda do município. A iniciativa partiu de um treinamento para os pais que são atendidos pelo Família que Acolhe (FQA), programa municipal voltado para saúde e desenvolvimento social na primeira infância.


Esse treinamento envolveu sessões de uma hora de duração, uma vez a cada três semanas, em um período de pouco mais de dois meses. Os encontros foram coordenados pela equipe do FQA, com até 30 famílias por grupo.


http://revistaeducacao.com.br/

DISTRIBUIDORA DE EDIÇÕES PEDAGÓGICAS LTDA.
CNPJ: 09.960.790/0001-21. IE: 0016094-67.
R. Joana Francisca de Azevedo, 142, Mustardinha, Recife - PE, 50760-310, Brasil

Site desenvolvido pela Tante

Sucesso nas redes sociais